PrintSpy (11) 3522-9450WhatsApp | Implantar | Aprender | Solucionar |

FAQ

Como configurar o envio de emails utilizando o smtp do Gmail?

O PrintSpy Corp permite o envio automático de relatórios e também de alertas de notificação caso alguma restrição seja aplicada a um trabalho de impressão, ou ainda caso o saldo atinga um certo percentual da quota estabelecida. Para que o envio de emails seja bem sucedido é preciso configurar parâmetros de envio utilizando um servidor SMTP externo. Este é um exemplo de configurações utilizando o smtp do popular serviço de email do Google, o Gmail.

Crie uma conta específica para este servidor

Caso realize esta configuração em um ambiente de produção é vantajoso criar uma conta de email exclusiva para este fim evitando que caso seja modificada a senha ou seja aplicada uma restrição de segurança venha a afetar o funcionamento do serviço. Como o Gmail controla os ips e dispositivos de origem é mais seguro criar uma conta separada para cada local onde eventualmente for realizada esta configuração, evitando assim que a conta seja bloqueada posteriormente.

Configure o Gmail para permitir aplicativos de terceiro

O Gmail atualmente aplica diversas políticas para tentar evitar que um terceiro utilize a sua conta de email inclusive limitando o acesso de aplicativos diferentes do seu próprio webmail. Precisamos permitir o acesso de aplicativos de terceiros, denominado de “menos seguro” pelo Gmail, para poder conectar o nosso cliente de email ao smtp do Gmail.

Certifique-se de utilizar um Windows atualizado

A configuração padrão com o Gmail utiliza ssl por padrão de modo que as mensagens enviadas através da internet sejam criptografadas. Para que a conexão ssl esteja funcional é fundamental que os certificados em uso estejam atualizados por uma autoridade certificadora confiável. O Windows atualiza automaticamente os certificados disponíveis quando o Windows Update está ativado. Se o certificado utilizado pelo Gmail não estiver instalado a conexão de teste com o servidor SMTP irá falhar.

Abra o Administrador do PrintSpy através do menu Iniciar do Windows

Ícone do Administrador do PrintSpy

Entre nas configurações de Email

Selecione o menu principal Ferramentas\Opções e escolha a aba E-mail.

Informe os parâmetros

Teste a conexão

DEIXE-NOS AJUDAR

Gostaria de tirar uma dúvida, solicitar um contato, ou receber uma proposta?


Prefere enviar-nos um e-mail?


Gostaria de ligar pra gente?

(11) 3522-9450